domingo, 8 de março de 2009

Aborto X Excomunhão.

Durante a semana que passou, ocorreu um fato altamente polêmico. Uma garota ficou grávida aos 9 anos violentada pelo padrasto em Recife e que por autorização da mãe, teve a gestação interrompida. Internada na última terça-feira, 3, ela recebeu doses de um medicamento para interromper a gravidez.
Por incrível que pareça a gravidez da garota não foi o que gerou toda polêmica e muito menos o aborto.
O que gerou todo o debate acerca do assunto foi o fato do arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, se pronunciar contrário ao aborto.
Vários veículos da mídia e até autoridades do governo emitiram suas opiniões precipitadas (contra o arcebispo) e pelo que foi notado, todos os argumentos foram baseados no ordenamento jurídico brasileiro. Analisemos alguns pontos:

1° - O que é excomunhão?

A excomunhão é uma penalidade grave e significa que a pessoa que cometeu determinado delito está excluída, não está em comunhão com a Igreja. Ou seja, não pode receber os sacramentos antes de se arrepender e pedir perdão. E não é uma expulsão da Igreja para sempre.

2°- O arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho excomungou os pais da garota e os médicos?

Não. A excomunhão, em casos de aborto é automática. É uma sentença já proferida. Qualquer pessoa que comete o aborto está automaticamente excomungada. O arcebispo de Olinda só alertou para a gravidade de se cometer um aborto. Lembrando, é claro, que esta penalidade não é para a vida eterna, a pessoa tem possibilidade de voltar, de se converter. Nesse caso, a Igreja absolve.

Vale ressaltar, que a Lei de Deus, ao contrário das leis brasileiras, não admite nenhuma exceção quanto tirar a vida de um Ser Humano. Agrava-se a situação se a vida tirada é vida é intra-uterina, o que não da nenhuma chance de defesa ao feto. No entanto, pelo ordenamento jurídico brasileiro, é possível o aborto em caso de estupro.

É lastimante e deprimente o que aconteceu com a pobre garota e aos pobres martirezinhos que estavam em seu ventre. Cabe agora às autoridades e à sociedade promoverem um grande debate, não para promover o aborto, mas sim, para ir ao âmago da questão e resolver de verdade os problemas de nossa população.



Contato: vcrblogg@hotmail.com

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não podemos titubear na fé mesmo que as circunstâncias e/ou acontecimentos nos pareça mais "absurdo", pois, toda a história em questão foi um total disparate sim, mas, e quanto aos dois pequenos inocentes? Tiveram culpa? E não é absurdo matar dois seres inocentes e indefesos? Temos que radicalizar e optar de qual lado estaremos dizendo sim ou não a proposta que nos convida o Evangelho "Vida e vida em abundância..." a todos sem distinção ou condição.
    Sabemos que tudo que acontece neste mundo tem a permissão do Senhor Deus criador e detentor de toda glória e poder, nem um fio de cabelo cai sem que Deus assim o permita, cabe a nós julgarmos quais eram os seus planos ou determinar como e com quem que Ele deveria permitir que isso acontecesse? Sem tirar claro a sua gravidade e também a perplexidade que nos causou; devemos como Abraão quando o Senhor pediu-o para sacrificar o seu único filho tão amado e esperado, por anos e anos, confiou plenamente cegamente e com a certeza que o Senhor não o pediria tal coisa se não fosse necessária não questionou simplesmente fez. Devemos assim manter firme e convicta nossa fé apesar de que nos pareça infundado e absurdo algo e confiar como nos dá em exemplo nosso Pai Abraão.
    Convido a todos a optar pela vida e erguer um grande brado junto com a Igreja ao qual o Nosso Senhor instituiu e designou seus Apóstolos, Bispos,Sacerdotes e nós seus discípulos e seguidores, pois quando somos batizados nos tornamos seu propagadores, sua voz, sua mão, seus braços aqui nos dias de hoje. Este mesmo Deus doou sua vida para que tivéssemos direito a vida e nos remiu com seu sangue redentor. Ergamos então a bandeira da vida junto com a Igreja!!!
    Este link traz uma reflexão muito interessante feita por Dom Geraldo Magela- Bispo e membro da CNBB que diz respeito do direito a vida, seria bom que todos pudéssemos refletir sobre o assunto a luz da Igreja, no qual fomos convidados a proclamar com nossa vida a nossa profissão de fé!
    http://www.cnbb.org.br/ns/modules/articles/article.php?id=237

    ResponderExcluir
  3. Só acho q aà casos e casos!!!

    Kero ver se neste caso fosse uma filha nossa... como agiariamos!!!????

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com o Arcebispo de Olinda, Dom José Cardoso Sobrinho, ao pronunciar contrário ao aborto.

    Sei que essa menina teve uma experiencia terrivel, mas nada justifica o aborto em questão.

    A igreja é a favor da vida, e sempre será, nos Catolicos Apostolicos Romanos temos que apoiar o Arcebispo, e defendermos a nossa igreja e nossa fé.

    Essas pessoas deveriam estudar os documentos da igreja, antes de darem suas opiniões e serem contra o Arcebispo.

    Essa polemica é so porque foi um Arcebispo da Igreja Catolica, agora se fosse um Pastor ou Bispo da igreja protestante não teria essa repercuação toda.

    Sou defensor da vida, SOU CONTRA O ABORTO.

    VIDA SIM..... ABORTO NÃO....

    ResponderExcluir