domingo, 16 de maio de 2010

Ovo ou a galinha?

"Deus criou os monstros marinhos e toda a multidão de seres vivos que enchem as águas, segundo a sua espécie, e todas as aves segundo sua espécie" (Gen 1;21).

Do ponto de vista Criacionista, crença que atribui a criação do Universo a um "agente criador", podemos afirmar que quem veio primeiro foi a galinha. Além do mais (e antes afirmo que é uma opinião bem pessoal), se fosse o ovo o primeiro a ser criado, iriamos precisar de alguém para chocá-lo e tenho quase certeza que não existia chocadeiras naquela época.

Brincadeiras a parte, essa é uma questão que está longe de terminar. Discursão essa que foi apimentada, há mais ou menos 150 anos atrás, com a publicação de "A origem das espécies" de Charles Darwim.

Vale ressaltar que Bento XVI afirma que ciência e fé não têm de estar em confronto - Deus criou a vida e esta evouluiu - disse o Papa. Ele ainda afirma que a teoria de Charles Darwim não pode ser provada completamente, enaltece o progresso científico e não aprova as visões dos defensores Criacionistas (http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=253854).

Entre o evolucionismo neo-darwinista, que exclui qualquer presença sobrenatural do processo evolutivo, e o criacionismo, que lê à letra os relatos do Gênesis, procura-se um espaço para o "projeto" divino que, segundo a doutrina católica, guiou o nascimento da vida sobre a Terra.

De fato, é preciso ter cuidado ao levar-se em conta todos os aspectos envolvidos no embate para não cair em águas que desembocam num evolucionismo metafísico anti-religioso ou num extremismo fundamentalista, que leva ao criaciosnismo.


Contato: vcrblogg@hotmail.com

3 comentários:

  1. po sergio interessante a materia e por ae mesmo fé e ciência juntas

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Anônimo, precisando estamos por aqui... Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito na união das duas teorias, Deus pode muito bem ter criado o ''Big Bang". Deus é perfeito.

    ResponderExcluir